Qual é a importância dos beep-beep nos estudos e no desenvolvimento de um músico?

O metrônomo, peça indispensável quando se trata em estudos musicais, é basicamente um relógio que mede o tempo/andamento musical e produz pulsos de duração regular, marcando o tempo das batidas e ajuda o músico novato (e porque não um músico profissional?) a ter noções rítmicas e também a aumentar a velocidade das notas gradativamente, tendo precisão no tempo da música e na execução das notas.

Não só para guitarristas e violonistas, o metrônomo ajuda a todos envolvidos em música, principalmente o baterista que lida com ritmo e andamento das músicas.
Já aconteceu de você tocar uma música ou simplesmente escutar uma, e se deparar com seus pés batendo ao chão, ou com o estalar dos próprios dedos? Basicamente, essa é a função do metrônomo, marcar o tempo das batidas. Porém, ao tocarmos uma música não temos tamanha precisão natural para acertarmos exatamente o tempo das batidas sem o auxílio de um dispositivo que nos fale exatamente a quantos BPM (Batidas por minuto) estamos tocando, é aí que entra o tão falado metrônomo.
Não só para fins de estudo, o metrônomo pode (e deve) ser utilizado em ensaios com bandas, auxiliando o baterista e toda a banda a seguir o rítmo corretamente, e até mesmo em gravações.

O metrônomo foi inventado por Dietrich Nikolaus Winkel, um relojoeiro de Amsterdã, em 1812. Johann Mälzel copiou muitas das idéias de Winkel e recebeu a patente pelo metrônomo portátil em 1816.

Ludwig van Beethoven foi o primeiro compositor a indicar marcas de metrônomo nas suas partituras em 1817, embora as marcas extremamente rápidas que colocou em algumas peças levaram alguns estudiosos modernos a acreditar que o metrônomo que ele utilizava não fosse muito preciso.

Existem dois tipos de metrônomo no mercado:

Metronomo-mecanico-analogicoO metrônomo mecânico/analógico consiste num pêndulo oscilante cujas oscilações, reguladas pela distância de um peso na haste do pêndulo, podem ser mais lentas ou mais rápidas, sendo que a cada oscilação corresponde um tempo do compasso.
Metrônomo digital
Há também metrônomos eletrônicos/digitais, em que cada tempo do compasso é indicado pelo piscar de um LED (light-emitting diode) e por um som eletrônico.

Neste tipo de metrônomo, além de marcar o tempo da música, você pode também alterar a fórmula do compasso, criando não só simples compassos binários, mas também compassos compostos. Bom para treinar músicas progressivas e outras, em que ocorrem muita mudança de fórmula ao longo da música.

Hoje existem diversos metrônomos com vários recursos adicionais embutidos como afinadores, diapasão, entrada MIDI, microfone, saida para fones, e alguns modelos podem até mesmo criar bases, deixando o estudo muito mais musical e menos “mecânico” como os metrônomos convencionais.

Claro que tantos recursos disponíveis não poderiam ser de graça, certo? Um metrônomo Top de linha recheado de recursos pode ultrapassar facilmente R$500,00.

CURIOSIDADES:
O compositor húngaro György Ligeti compos a peça Poème Symphonique pour 100 metronomes (Poema sinfônico para 100 metrônomos) em 1962. Escute um trecho desta curiosa obra:

A peça exige dois “executantes” que trabalham antes da entrada da audiência. Cada um dos 100 metrônomos mecânicos, montados sobre uma plataforma no palco, tem sua mola totalmente carregada e é ajustado para uma velocidade diferente. Depois disso eles são disparados da maneira o mais simultânea possível, depois disso a platéia é admitida e toma seus lugares enquanto os metrônomos soam até que todos parem.
À medida que param o pulso de cada metrônomo restante se torna mais distinguível dos demais, a “execução” normalmente termina com um dos metrônomos soando sozinho por alguns compassos.
A peça foi gravada várias vezes, uma das versões mais recentes dura cerca de 20 minutos.

Agora para finalizar, confira dicas do guitarrista Faiska sobre o uso do metrônomo:

Prepare seu CIC ou carta de baralho, mas lembre-se que o pregador tem que ser do pequenininho!

Caso não tenha acesso à um ventilador, basta pesquisar por “Metrônomo” no Google, que poderá usar na própria página de resultados um metrônomo digital.
Metrônomo Google

Faça um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.