Saber afinar seu instrumento é conhecimento básico para qualquer músico, você já sabe afinar seu intrumento?

Afinador digital

Para afinar seu instrumento, primeiro você deve saber se pelo menos uma das cordas está afinada, para isso você precisará de um afinador digital ou um diapasão. Cada som, cada nota de qualquer instrumento musical emite uma frequência sonora, sendo a nota Lá=440hz, é a partir dela que geralmente iremos afinar nossos instrumentos.

Hoje existem afinadores digitais cromáticos, e até mesmo aparelhos celulares contam com afinadores digitais cromáticos, além de softwares para computadores que afinam a partir de um microfone, e com eles podemos afinar corda por corda, na afinação que quisermos, mas não acha isso fácil demais?

Sim, é fácil demais depender de um afinador que faz praticamente tudo pela gente, mas e se não tivermos um afinador por perto quando precisarmos? Saber afinar seu instrumento é conhecimento básico para qualquer músico, e você não deve depender de tecnologia o tempo todo para isso.

Como dito anteriormente, primeiramente precisamos saber se pelo menos uma das cordas do instrumento está corretamente afinada, e existem muitos métodos para conseguir isso:

  • O uso de um diapasão (Uma espécie de apito que emite o som da nota Lá, em 440Hz), existem diapasões que contam com todas as frequências das 6 cordas da guitarra/violão;
  • Outro instrumento já afinado, para que possa basear-se;
  • Uma música conhecida, da qual você já saiba a afinação dela (Podendo basear-se em qualquer nota da melodia da música, contanto que saiba que nota é essa);
  • Até mesmo um telefone fora do gancho serve nessas horas!
    O ruído do sinal emite uma frequência de 440Hz, correspondente a nota lá (Lembrando que nem todos os aparelhos emitem essa frequência, e alguns sequer emitem uma frequência)

Sabendo que uma de suas cordas está afinada chegamos a parte divertida da coisa, existem dois modos de afinar seu instrumento:
O modo básico, e a afinação por harmônicos (Também chamada por alguns como “afinação profissional“).
Antes de mais nada você deve saber o nome/as notas de cada corda (Perceba que a afinação da guitarra/violão é feita em intervalos de quarta, com exceção da corda si que é afinada em terça):

1ª corda (A mais fina): Mi
2ª corda: Si
3ª corda: Sol
4ª corda:
5ª corda:
6ª corda (A mais grave): Mi
7ª corda (Para instrumentos de 7 cordas): Si

Afinação básica
Para afinar seu instrumento usando o método básico a partir de uma corda já afinada é simples:
Imaginando que a corda Lá (5ª corda) esteja afinada, a partir dela poderemos afinar a mi grave (6ª corda) e a ré (4ª corda);
A quinta casa da corda mi deve soar exatamente como a corda lá, e a corda ré deve soar exatamente como a quinta casa da corda lá;
Para afinar a corda sol, basta afiná-la a partir da quinta casa da corda ré, e para afinar a corda si, você deve afiná-la a partir da quarta casa da corda sol (É a única corda afinada em terça);
E para finalizar, afine a corda Mi aguda (1ª corda), a partir da quinta casa da corda si, ou utilizar a 6ª corda como referência, pois mesmo sendo em oitavas diferentes, a 1ª e a 6ª corda possuem as mesmas notas e devem soar iguais.
Repare que no braço do instrumento, há exatamente as mesmas notas em casas e cordas diferentes (Veja a nota E da 1ª corda e a 5ª casa da corda B), e é a partir dessas notas que se afina o violão/guitarra.

 

Afinação por Harmônicos

Este método funciona de modo parecido com o modo básico de afinação, porém é feita com o uso de harmônicos naturais.
A afinação por harmônicos é muito mais precisa, e depois de um tempo para se acostumar com ela, você perceberá que também será muito mais fácil afinar seu instrumento com esse método.

Novamente, você precisará de pelo menos uma das cordas afinada.

Afinação por harmônicos

Imagine que a corda afinada seja a 5ª corda (Lá), a partir dela podemos afinar a 4ª corda ou a 6ª, assim como no modo anterior.
Para afinar a 6ª corda a partir da corda lá, basta você fazer um harmônico natural na 5ª casa da corda E e outro na 7ª casa da corda A. Ambos os harmônicos devem soar juntos. Perceba que conforme você aperta ou solta a corda da tarraxa, o som produz vibrações, e a partir dessas vibrações você afinará seu instrumento, tente aproximar o som do outro harmônico, fazendo com que o intervalo das vibrações diminua até cessar, criando assim um som uniforme. (Utilize do memo método para afinar a corda Lá a partir da 6ª corda).
Para afinar a corda Ré você deverá criar harmônicos na 5ª casa da corda A juntamente com a 7ª casa da corda D, fazendo com que os harmônicos soem juntos.
Utilize o mesmo método para afinar a corda Sol. Faça um harmônico natural na 5ª casa da corda Ré e na 7ª casa da corda Sol.
Para afinar a corda B o método mudaum pouco, você deverá criar um harmônico natural na 9ª casa da corda G e na 5ª casa da corda B, também fazendo com que os harmônicos soem juntos, utilizando das vibrações para afinar o instrumento.
E Para afinar a corda Mi aguda, crie um harmônico natural na 5ª casa da corda B e outro na 7ª casa da corda E.
Mas repare que temos duas cordas afinadas em E em uma guitarra/violão, outro modo de afinarmos a corda E aguda é fazer um harmônico na 12ª casa da corda Mi grave e tocar a corda Mi aguda solta, talbém fazendo-os soar juntos.
Pronto, você já aprendeu como afinar seu instrumento utilizando harmônicos!

Faça um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado.