O sistema CAGED (Dó, Lá, Sol, Mi e Ré), ou Sistema 5, mostra que existem várias formas de se montar um acorde, com os shapes dos acordes de C, A, G, E e D em qualquer tom, deste modo, trabalhando com as mesmas notas em diferentes partes do braço do instrumento, facilitando também a memorização das notas, escalas, arpejos e acordes.

Acordes CAGED

Acorde de C (Dó)

Acorde de C (Dó)

Acorde de A (Lá)

Acorde de A (Lá)

Acorde de G (Sol)

Acorde de G (Sol)

Acorde de E (Mi)

Acorde de E (Mi)

Acorde de D (Ré)

Acorde de D (Ré)

Essas são os cinco shapes básicos de acordes de violão/guitarra.

Veja agora como ficaria o acorde de C dentro de cada shape do sistema CAGED.

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de A (Lá)

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de A (Lá)

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de G (Sol)

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de G (Sol)

Um acorde com o shape de Sol é difícil de ser executado, um modo de utilizar esse shape de forma mais fácil é ignorar a corda Mi aguda que deveria ser tocada com o dedo mínimo (4) pressionando a corda.

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de E (Mi)

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de E (Mi)

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de D (Ré)

Acorde de C (Dó) com o shape do acorde de D (Ré)

Assim como também se pode tocar acordes com o shape de C (Dó), como este acorde de F (Fá)

Acorde de F (Fá) com o shape do acorde de C (Dó)

Para o shape de C (Dó) você tem também a opção de escolher se você repete a terça do acorde (No caso, a nota A), deste modo, fazendo uma pestana, ou se toca apenas a tônica, 3ª, 5ª e 8ª (No caso do acorde de F: F, A, C e F), dispensando assim o uso da pestana.

Acorde de F (Fá) com o shape do acorde de C (Dó) sem pestana

Acordes menores

Vale lembrar que é possível aplicar este sistema em acordes menores também.

Acorde de Fm (Fá menor) com o shape do acorde de Cm (Dó menor)

Acorde de Fm (Fá menor) com o shape do acorde de Cm (Dó menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Am (Lá menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Am (Lá menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Gm (Sol menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Gm (Sol menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Em (Mi menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Em (Mi menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Dm (Ré menor)

Acorde de Cm (Dó menor) com o shape do acorde de Dm (Ré menor)

Como puderam ver, com o modo CAGED, os acordes de C, nada mais são do que os acordes de A, G, E e D em posições diferentes no braço do instrumento, neste caso, com a nota Dó na tônica (O “baixo” do acorde), formando assim, um acorde de Dó.

Reparem também que os acordes de F (Fá) e B (Si), não passam de acordes nos shapes de E e A em posições diferentes, fazendo assim, parte do sistema CAGED.

Acorde de F (Fá) possui o mesmo shape do acorde de E (Mi)

Acorde de F (Fá) possui o mesmo shape do acorde de E (Mi)

Acorde de B (Si) possui o mesmo shape do acorde de A (Lá)

Acorde de B (Si) possui o mesmo shape do acorde de A (Lá)

Agora confira uma pequena aula explicando esse método (Inglês):

Faça um comentário


Faça um comentário