O que é, e como se toca uma guitarra com afinação aberta?

Afinação aberta é uma afinação que quando todas as cordas são tocadas soltas, ouve-se um acorde inteiro, maior ou menor.
É também possível realizar outros acordes maiores ou menores com um único dedo em forma de pestana sobre todas as cordas de um traste.

Esta afinação é muito utilizada por guitarristas de Blues, e Folk Music, em geral, guitarristas que geralmente utilizam Bottleneck, também conhecido como “Guitarra Slide“, e facilita muito o uso de dedilhados, já que com um único dedo já é possivel montar um acorde.

Afinação em Sol (G) Aberto

Muitos guitarristas conhecidos usaram esta afinação em algum ponto de suas carreiras.
Por exemplo: Bob Dylan, em seu álbum Blood on the Tracks, foi gravado inteiramente usando-se esta afinação.
Stone Gossard do Pearl Jam usa essa afinação para tocar a base de “Even flow” e “Oceans“, do álbum Ten.
Keith Richards do Rolling Stones usa a afinação Open-G (Sol aberto).
Outro ícone que usa esta afinação é Barry Gibb, guitarrista dos Bee Gees, que aprendeu a tocar violão nela quando criança com o pai, Hugh Gibb, e sempre a usou, até nos tempos atuais.
Davin Townsend, frontman da banda Strapping Young Lad utilizou um Dó aberto em sete cordas, como sua afinação preferida. Entre vários outros guitarristas.

Confira uma seleção de afinações abertas:

Afinação em Ré (D) Aberto
Afinação em Dó (C) Aberto
Afinação em Lá (A) Aberto
Afinação em Mi (E) Aberto

Atente-se que algumas dessas afinações necessitam de se afinar algumas cordas acima do tom original, podendo correr o risco de quebra-las devido à tensão, o aconselhável é utilizar encordoamentos mais leves e finos para utilizar tais afinações.

Faça um comentário

Nenhum comentário
Esconder comentários