John Milton Cage foi um compositor musical experimentalista, poeta, escritor e filósofo norte-americano.
Nascido em Los Angeles, foi um investigador incansável. Sua matéria prima é o óbvio, o cotidiano, tudo o que já existe mas que passa desapercebido ao sentimento general, elevando o barulho-ruído ao status de música, fazendo o mesmo com o silêncio.

Confira sua obra mais conhecida: 4’33”

Pois é, uma música experimental, inovadora? 4’33” é a música mais conhecida desse excêntrico compositor, sua partitura consiste somente em pausas, ou seja, NENHUMA NOTA É TOCADA DURANTE SUA EXECUÇÃO!
O título significa “4 minutos e 33 segundos”, que foi o tempo que o público conseguiu escutar a obra sem reclamar quando esta foi executada pela 1ª vez.
Na primeira apresentação pública dessa obra, o pianista convidado para interpretar a peça entrou no palco, abriu a tampa do piano, e ficou parado, interrompendo o silêncio ocasionalmente apenas para mudar a página da partitura (Afinal, ele estava acompanhando as pausas). Ocasionalmente, ele fechava e abria novamente a tampa do piano, para indicar um novo movimento da música.

O público inicialmente ficou quieto, tentando entender o que estava acontecendo, após um tempo começaram a surgir os cochichos, as conversas, e então os protestos, daqueles que se sentiam lesados por terem pago para não ouvir nada!
Cage explicara que 4’33” não é uma música composta apenas de silêncio, mas sim de sons ambientes.
Para testar os limites de sua criação, Cage decidiu ouvir sua criação dentro uma câmera anecóica, que é uma sala construída de tal modo a cancelar todos os ruídos ambientes, mas mesmo assim, Cage não ouviu o silêncio absoluto, ele ainda conseguia ouvir um barulho: o ruído do próprio coração.
Ou seja, em sua forma mais pura, 4’33” é uma música formada apenas por ritmo.

John Cage buscava novas estruturas musicais, até descobrir que não precisava delas. Também ficou conhecido pelo uso não convencional de instrumentos e pelo seu pioneirismo na música eletrônica. Influenciou muitos artistas de todo o mundo e integrou o movimento Fluxus, que abrigava artistas plásticos e músicos. Cage também era um micologista amador, adepto de ideiais zen-budistas e era um colecionador de cogumelos.

Outra obra curiosa desse compositor é uma peça para orgão que se chama ASLSP ou “As SLow aS Possible“, (Em português “O mais lento possível“), e como o nome sugere, a canção deve ser tocada o mais lento possível!

Em 1997, durante uma conferência de músicos e filósofos, foi discutida as instruções de Cage para se executar a peça As SLow aS Possible, tendo em mente que o orgão é um instrumento que não impõe limite de tempo das notas, ou seja, tem um sustain ilimitado.
Surgiu então um projeto para se tocar essa música, com previsão de que dure 693 anos para se tocar a peça completa! A partitura da peça consiste em 8 páginas, e o tempo da música foi estudado para que a peça seja executada corretamente na duração de 693 anos.
O projeto teve início em 2001 e está em andamento até hoje!!!

Sua execução começou dia 5 de setembro de 2001 (dia do 85ª aniversário de Cage), com uma pausa que durou 17 meses, até o dia 5 de fevereiro de 2003, quando foi tocado o primeiro acorde que durou até 5 de julho de 2005. Os últimos acordes tiveram início dia 5 de janeiro de 2006, que só será concluido dia 5 de julho de 2012. e o último acorde executado aconteceu em 5 de julho de 2008.
A performance da obra está planejada para continuar até o dia 5 de setembro do ano de 2640.

Orgão da igreja de St. Burchardi em Halberstadt, Alemanha
Orgão da igreja de St. Burchardi em Halberstadt, Alemanha. Onde a obra está sendo tocada

Outra obra interessante de Cage se chama Longplayer, que é uma peça baseada num tema já existente composto por Jem Finer de 20 minutos e 20 segundos de duração, que quando processada por um computador usando um algorítimo simples, dá a música um grande número de variações que quando tocada consecutivamente faz a música durar 1000 anos!!!
Sua execução teve início dia 1 de janeiro de 2000 e se tudo ocorrer como planejado, continuará até o dia 31 de dezembro de 2999, quando a música irá se repetir!

John Cage se considerava um compositor percussionista, pois seu trabalho é baseado em tempo de duração e rítmo ao invés de notas (Frequências sonoras).
Quando Cage escrevia algo, ele não escutava música no que compunha, ele escrevia para escutar algo novo, que não tenha escutado antes.
Seu método de notação musical era diferente, Cage criou seu próprio método de notação musical, deixando de usar partituras.
O método de notação de John Cage consistia em “desenhar” a música, fazendo com que a notação mostrasse os sons existentes no ambiente. Cage não era feliz com as limitações das notas musicais, pois toda nota emite uma certa frequência sonora, o que para Cage limitava muito suas composições.

 

Método de notação musical criado por John Cage
Método de notação musical criado por John Cage
Método de notação musical criado por John Cage
Método de notação musical criado por John Cage

Existe muita polêmica e controversia sobre as obras de John Cage, alguns o chamam de gênio, outros o consideram maluco. De que lado você está?

Faça um comentário



  • Seria interessante várias gerações de músicos passarem a vida tocando a música de Cage. Cada um revezando-se 24 horas por dia durante toda a sua existência.
    – O que você faz?
    – Sou músico.
    – Onde você toca?
    – No teatro “tal”
    – Quais dias você toca?
    – Todos os dias; vou tocar a música de John Cage minha vida inteira.
    ISSO É QUE SE CHAMA DILATAR A PERCEPÇÃO!

Faça um comentário